Somos o maior Corretor de Seguros independente do Mundo com sede fora dos Estados Unidos

Estamos presentes diretamente em mais de 40 países, com mais de 4.000 colaboradores.

Fundada em Londres, em Junho de 1994, e concebida como um broker de resseguro, a Howden iniciou a sua atividade em Espanha em 1999, com a designação de Howden Iberia,  1 ano após a fundação da Dual, outra das empresas do nosso Grupo. Sete anos mais tarde a Howden obteve licença para operar como corretor de seguro directo.

Com 10 empregados, a Howden Iberia começou a sua trajetoria no setor segurador Espanhol como um pequeno projeto que ano após ano foi consolidando a sua posição no mercado com base no esforço e compromisso com os seus clientes.

Em 2013 a Howden Iberia era já uma empresa madura que, acompanhando os seus clientes, decidiu dar o salto para a região da América Latina. Nesse mesmo ano iniciaram-se negociações para aquisição da UBK Correduría de Seguros como complemento perfeito às linhas de negócio tradicional que previamente operava.

No ano de 2016 foi iniciada a operação em Portugal.

A estratégia de crescimento por aquisições manteve-se, com a incorporação da Correduria Bergé e as sociedades Segumor e Arccos.

Em 2020 concretiza-se a compra da Compensa Capital Humano e Junho de 2021 conclui-se o processo, iniciado no ano anterior, de aquisição da Artai.

Atualmente a Howden conta na Península Iberica com 600 colaboradores e 25 escritórios.

David Howden lança o primeiro produto de D&O no mercado espanhol a partir dos escritórios do grupo em Londres, onde operava como corretor de resseguros.
Em 1998 é fundada a Dual Ibérica em Madrid que se expandiria até ser a primeira agencia de subscrição a nível mundial.
Howden estabelece-se em Espanha através da aquisição de uma percentagem significativa da Promed Ibérica, corretores de resseguros especializados no negocio de saúde.
No ano 2006, Howden Iberia amplia o seu âmbito de atuação e obtêm a licença para operar como corretor de seguros directos
Em Abril de 2006, concretiza-se a primeira aquisição do Grupo Howden em Espanha com a compra de 100% da Coselusan
Em setembro desse mesmo ano, é incorporada na Howden Iberia a atual equipa de direção, liderada por José Manuel González como Administrador Delegado e Salvador Marín como Diretor Comercial. Com a nova equipa, elaborou-se também o primeiro Plano estratégico da companhia que definia os objetivos da Howden Iberia a 3 anos.
Após cumprir satisfatoriamente os objetivos de crescimento fixados no primeiro plano estratégico, Howden Iberia elabora o segundo Plano que estabeleceu as linhas básicas de atuação para o período 2009-2012.
Em Fevereiro de 2010 foi adquirida a corretora de seguros Novabrok e foram incorporados no projeto 3 novos colaboradores, liderados por Enrique Nuñez, atual Diretor de Coletivos Profissionais.
Consolidada a posição de Howden Iberia no mercado, foi decidido elaborar um ambicioso Plano Estratégico a 5 anos, que colocaria a Howden Iberia como 4º corretor no mercado espanhol e reforçaria a aposta nas áreas de IT, Operações e Recursos Humanos, sobre as quais se articularia o crescimento da companhia.
Em dezembro de 2014, a DGS aprova a compra de 100% de UBK, empresa líder na intermediação de seguros de vida e saúde para profissionais. Com esta aquisição nascia uma nova Howden Iberia, que com mais de 165 empregados, 12 escritórios e um volume de prémios intermediados de mais de 80 milhões de euros, se posicionava como a 5ª corretora do mercado espanhol, em termos de volume de faturação.
Em Abril de 2016, visando fazer jus ao conceito de Iberia, a Howden decide avançar com a criação de uma Sucursal em Portugal para expandir ao conjunto peninsular a sua estratégia e particular visão do negocio segurador, que foi a chave do seu sucesso em Espanha. A função de “Country Manager” foi confiada a Américo Oliveira, um profissional com experiência como segurador e corretor neste mercado.

Esta operação foi um caso claro de geração de valor no nosso grupo. “Trata-se de uma sociedade rentável e bem gerida. Perfeitamente enquadrável e integrável na nossa estrutura em Espanha.”

Esta operação veio abrir à Howden Ibéria uma área de especialidade onde a nossa experiência era até então limitada, e permitir difundir o conhecimento na gestão de plataformas automóvel em outros mercados – não só na região da Península Ibérica, mas nos países onde começamos a operar através do mesmo modelo.

A inovação tecnológica do Grupo Ordás, combinada com a experiência e a distribuição internacional da Howden foram a receita para um projeto de grande êxito.

“O Grupo Ordás aportou um enorme conhecimento em seguros de viaturas, complementando o que já tínhamos adquirido recentemente com a aquisição do corretor Bergé em Espanha, e uma plataforma tecnológica excelente, com potencial de ajudar a Howden a proporcionar melhores soluções aos nossos clientes em numerosas linhas de negócio.”

A aquisição deste corretor, que conta com mais de 30 anos de experiência faz parte da estratégia de crescimento da Howden.

A compra da Arccos, com escritórios em Barcelona, Valencia e Bilbau, especializada no negócio de Seguro de Crédito, encaixa-se na estratégia de especialização da Howden, para além de vir aumentar em mais de Seis milhões de Euros o volume de prémios intermediado.

A Howden compra 60% da Compensa Capital Humano para potenciar o seu negocio de Employee Benefits.

Com esta operação, a Howden vem reforçar a sua estratégia de especialização podendo oferecer aos seus clientes um serviço 360º.

A Howden Iberia compra a carteira da corretora de seguros andaluza Arroyal Cantera, intermediando assim mais de 200 milhões de prêmios. Com esta operação, reforça a estratégia de expansão geográfica para estar mais próxima de clientes com 17 agências.

Após a aquisição da ARTAI, a Howden passa a intermediar mais de 350 milhões de euros em prêmios e ultrapassar 600 funcionários. Conta ainda com mais de 30 escritórios entre Espanha, Portugal e Marrocos.