//Férias sem sobressaltos! reveja os seguros necessários!

Férias sem sobressaltos! reveja os seguros necessários!

seguros viagem

Não é muito comum planear as férias pensando em possíveis situações de risco. Por vezes, dispomos de seguros que incluem coberturas que desconhecemos e, por tal, podemos até não utilizá-las quando na realidade temos “direito a elas”.

Por outro lado, confiamos que estamos protegidos com as coberturas necessárias e que não necessitamos de nada adicional. Não pensamos, por exemplo, que podem surgir necessidades económicas extremas, restrições de tempo e exclusões que vão condicionar a proteção de que realmente podemos vir a necessitar.

Se tivéssemos verificado a tempo, poderíamos ter previsto alguma cobertura complementar!

É oportuno pensar em contratempos que podem surgir: uma queda de cavalo praticando equitação, torcer um tornozelo ao fazer caminhadas, contágio de doença tropical segundo o país de destino…ou qualquer outro contratempo semelhante. Dirão alguns: “que longe vá o agouro não se deve ser assim pessimista.!”

Não querendo partir dessa premissa, há que pensar e prevenir algumas situações que não são assim tão raras e nem sempre as temos presentes quando planeamos uma viagem:

  • Se antes de iniciar a viagem surge uma doença ou acidente que o impeça de viajar? recuperaria o valor pago antecipadamente? todo, apenas uma parte, ou nada?
  • No caso de atraso de voos se se perde a ligação ou conecção; Terá que pagar um novo bilhete? Será indemnizado por esta despesa extra?
  • Se devido a atraso e perda de voo se chega um dia mais tarde ao destino; Seria indemnizado pelo tempo pago e não disfrutado?
  • Se tivesse que regressar antecipadamente por um motivo familiar grave, ou um percalço importante na sua habitação… Teria que suportar de sua conta os custos de regresso? Se quisesse regressar de novo? Se desperdiçasse as férias por não poder continuar no destino. Seria reembolsado?
  • Se por doença ou acidente do próprio ou de familiar que viaja consigo necessitassem de assistência médica; Seria possível receber essa assistência sem custos? E se fosse necessário adiantar os custos dessa assistência, teria condições de o fazer? Algum seguro lhe reembolsaria a totalidade ou parte dos gastos dispendidos? Alguns seguros poderão dar cobertura, mas segundo o país de destino poderá existir um limite máximo que seja insuficiente. Existem países, como por exemplo os E.U.A., em que a medicina privada é extremamente cara, e qualquer contratempo de saúde neste país pode originar um problema económico difícil de superar.
  • No caso de situações que requeiram internamento hospitalar, a situação poderá ser mais problemática; ao envolver uma alteração de saúde mais grave irá requerer um custo mais avultado ou inclusivamente repatriação de feridos ou doentes.

Para além de outros incidentes que possam provocar invalidez ou falecimento, é certo que quando viajamos expomo-nos voluntariamente a uma série de imponderabilidades, quer de pequena ou grande aventura, a explorar novos destinos desconhecendo o ambiente e os hábitos locais o que pode levar-nos a tomar inadvertidamente procedimentos errados dos quais resultem danos pessoais e/ou materiais…

Quando pagamos uma viagem com cartão de crédito é possível, dependendo da entidade bancária, que tenhamos associadas a esse cartão, direito a uma série de coberturas, nomeadamente se ocorrer morte ou invalidez no meio de transporte pago com o cartão, mas não se estes sinistros ocorrerem durante a estadia ou restante trajeto da viagem.

Pode igualmente incluir assistência em viagem, tal como sucede com seguros de saúde ou inclusivamente em alguns seguros de habitação que incluem coberturas relacionadas com as comentadas anteriormente de viagens pessoais ou familiares.

Nem todas as situacões indicadas anteriormente possuem igual proteção para todos os casos

Habitualmente estes seguros cobrem situações de que podemos necessitar, mas não todas, além de establecerem limites por vezes insuficientes: de capital, temporal ou de ambito territorial…

Planifique a sua viagem de acordo com os seus sonhos: aventuras e passatempos desportivos, atividades culturais, países exóticos ou locais mais perto… Onde deseje! Siga a sua intuição, e deixe a parte dos riscos a segurar nas mãos de especialistas.

 

 

2018-01-23T11:44:45+00:00
Malcare WordPress Security