//A importância da cobertura de responsabilidade civil para Diretores e Altos Quadros

A importância da cobertura de responsabilidade civil para Diretores e Altos Quadros

 

O seguro de responsabilidade civil para Diretores e Altos Quadros responde pelos prejuízos económicos causados à empresa e a terceiros no exercício da sua atividade profissional.

Até há poucos anos, este tipo de seguro apenas era subscrito por empresas de grande dimensão. No entanto, pouco a pouco as pequenas e médias empresas começaram a questionar-se sobre a necessidade de contratar esta cobertura.

Uma das principais causas por não optarem por este tipo de apólices era a existência de um seguro de responsabilidade civil geral, aparentemente amplo para dar cobertura a possíveis danos causados por:

  • Utilização de equipamentos
  • Imóveis e instalações
  • Produtos fabricados e/ou comercializados
  • Veículos da empresa
  • Danos sofridos pelos colaboradores ou que estes possam provocar
  • Outros riscos semelhantes derivados da atividade desenvolvida

Qual a necessidade de um seguro de responsabilidade civil para diretores e altos quadros?

Porque as suas ações/decisões na sequência dos cargos desempenhados, podem originar prejuízos e danos a terceiros. Tais casos não estão cobertos pelo seguro de responsabilidade civil geral da empresa; daí a existência deste tipo de cobertura específica – responsabilidade civil para diretores e altos quadros.

Envolve danos alheios à atividade empresarial desenvolvida; trata-se de responsabilidade específica da pessoa que detém o cargo na empresa. Assim, ao tratar-se de uma responsabilidade pessoal, se os danos transitam para ação judicial, esses colaboradores poderão ter que responder com o seu património.

Porque deve a empresa suportar também este seguro? Porque é a principal interessada em que esta cobertura exista, uma vez que espera que os seus diretores e altos quadros agindo de boa fé, possam ter uma atuação mais tranquilia, segura e menos condicionada, com consciência que se ocasionalmente terceiros vierem a considerar-se afetados pelas suas ações ou decisões, possíveis indemnizações assim como defesa jurídica estarão a coberto desta apólice de seguro e não ficam expostos a ter de responder com o seu património pessoal.

Por tal, as empresas suportam o seguro como forma de gerar confiança nos seus diretores e altos quadros e estes, por sua parte, deverão valorizar esta proteção que lhes permite atuar de boa fé sem receios.

Nas pequenas e médias empresas também existem diretores que tomam decisões

Ações/decisões que possam originar danos ou prejuízos a terceiros podem ocorrer em grandes, médias ou pequenas empresas. É certo que quanto maior a dimensão da empresa, maior o risco e a possibilidade de surgirem reclamações. Contudo, esta proteção torna-se útil em todo o tipo de empresas já que as ações/decisões de um alto quadro de uma empresa média podem causar prejuízos a terceiros à semelhança do que ocorre com uma grande multinacional.

O que de melhor se pode partilhar é o conhecimento

 

2018-01-23T11:44:44+00:00
Malcare WordPress Security